Ozônio na indústria de bebidas.

Um Desinfetante Orgânico Versátil.


A indústria de bebidas, sejam elas fabricantes de cervejas, sucos, refrigerantes, vinhos, cidra, entre outras, têm um denominador comum que são seus processos de limpeza e sanitização.   

Os processos de limpeza e desinfecção foram padronizados sob os conceitos CIP (Clean In Place) e COP (Clean Out Pace). O CIP está relacionado com toda a linha condutora de produtos líquidos como: tanques de fermentação e maturação, linhas de abastecimento, linhas de enchimento etc.  Já o COP está relacionado à limpeza de tudo que está fora das linhas de condução e que possa contaminá-las, entre eles estão: Transportadores, pisos, exterior de equipamentos da planta etc. 

Em alguns casos quando se trata de grandes plantas multiprodutos (produção em série de diferentes produtos), outras complexidades são adicionadas, como evitar efetivamente a contaminação cruzada de aromas e sabores entre os lotes de produção. 

A escolha dos produtos de limpeza e sanitização depende de fatores técnicos, econômicos e da segurança durante a aplicação de cada um deles. 

Fatores econômico não são apenas representados pelo custo direto dos materiais envolvidos, mas também o tempo consumido no CIP e portanto, perdas devido à paralisação da produção. O tempo de inatividade entre os lotes de produção e sanitização dependem da velocidade de ação dos diferentes agentes.   


Valores de CT (Mg Min L-1) para inativação de 99% dos contaminantes

Patógeno Cloro Livre Cloramina Dióxido de Cloro Ozônio 
E- Coli 0,034 – 0,05 95 – 180 0,4 – 0,75 0,02 
Poliovirus tipo 1 1,1 – 2,5 768 – 3740 0,2 – 6,7 0,1 – 0,2 
Rotavirus 0,01 – 0,05 3806 – 6476 0,2 – 2,1 0,006 – 0,06 
Giardia lambia a 47 – 150 2.200 26 0,5 – 0,6 
Cryptosporidium 7.200 7.200 78  5 – 10  

O ozônio afeta positivamente os seguintes aspectos 

  • Redução dos custos de energia 
  • Elimina compra, armazenamento, manipulação e descarte de produtos químicos 
  • Aumenta a vida útil do equipamento e da tubulação 
  • Reduz os tempos improdutivos 
  • Diminui o consumo de água 
  • Diminui a geração de águas residuais 

Melhorias através do ozônio 

  1. Tanques de fermentação e maturação, na indústria cervejeira 

O ozônio é um agente que pode ser utilizado no tratamento CIP de tanques de fermentação e/ou maturação evitando o uso de água quente para sanitização. Eliminando as dilatações e contrações típicas do tratamento térmico, é possível prolongar a vida útil dos equipamentos reduzindo os custos de manutenção. Além disso, o uso de água fria, que também é 100% reutilizável no processo de enxágue final, proporciona significativa economia de água e energia no processo de sanitização. 

  1. Remoção de aromas 

Na indústria cervejeira, há o problema da contaminação dos equipamentos com aromas e sabores indesejados, quando se trata de plantas multiprodutos ou na mudança de linhas de produtos entre uma e outra ou entre lotes de produção. O ozônio é capaz de agir de forma rápida e eficaz na remoção dos aromas e sabores mais complexos simplesmente eliminando-os através de sua poderosa capacidade de oxidar compostos aromáticos. 

  1. Máquinas de enchimento 

Os equipamentos de enchimento de garrafas necessitam de uma lavagem e sanitização cuidadosa, para o que normalmente são efetuados com água quente, com o consequente dispêndio para este conceito.  Com o uso do ozônio, é possível alcançar ótimos resultados de desinfecção, gerando economia nas linhas de envase de garrafas de produtos que esta sanitização é realizada a frio.  Esta limpeza pode ser realizada utilizando o ciclo CIP através do Ozônio. 

  1. Limpeza de área aberta 

 O conceito COP (Clean Out Place) pode ser utilizado principalmente em cervejarias.  Linhas de abastecimento e movimentação de produtos (transportadores) podem ser facilmente limpas através dos sistemas acquOzone, bem como os pisos da área da planta. 

  1. Bactérias específicas 

Pectinatus e Megasphaera são duas bactérias que recentemente estiveram presentes em lagoas de cervejaria (Fermentação e Maturação).  Através da poderosa capacidade de oxidação do ozônio, esses incidentes podem ser tratados de forma eficaz. 

6. Afluente de alta qualidade 

O ozônio é uma excelente opção para aumentar a qualidade da água de afluente ao substituir os convencionais químicos como o dióxido de cloro. Devido à sua alta capacidade de oxidação, o ozônio elimina cor, sabor e odor da água de forma muito mais eficaz e sem deixar nenhum resíduo que possa interferir nos sabores e odores das bebidas. Além disso, o ozônio é produzido in loco, quando necessário, de forma prática e econômica eliminando a necessidade de administração de produtos químicos. 

Deixar uma resposta