Endereço
Rua Professor Aloísio de Castro, 67,
Vila Guaca, São Paulo, SP - 02434-100
Na indústria de bebidas o Cip é um processo muito utilizado para a limpeza dos sistemas de envase de leite, suco, cerveja e afins. O processo de lavagem consiste em mais de um ciclo de lavagem e uma combinação de dois ou mais detergentes (dependendo do tipo de produto que é processado), ácidos e enxágue com água no final até que o resultado obtido seja uma superfície livre de sujidades, esporos e outros contaminantes, tudo isso feito de forma automática, reduzindo drasticamente as chances de erro humano, trazendo um desempenho maior para as máquinas operantes e para a indústria em si e sempre trabalhando com níveis seguros de químicos para os alimentos.
Processo tradicional:
Recentemente, pesquisas apontam que o uso de água ozonizada pode servir como substituto de sanitizantes como o cloro e o ácido peracético, além de não deixar resíduos e subprodutos, ainda promove a economia de água, pois as quantidades de enxágues são reduzidas.
A água ozonizada tem um maior efeito quando usada em maiores concentrações por um certo período, porém só pode ser usada em algumas etapas do processo, assim eliminando outras onde seriam utilizados sanitizantes químicos.
Um processo de CIP comum é feito com a passagem de água quente pela tubulação juntamente com a solução a ser aplicada, e logo após o enxágue com água gelada. O ozônio não precisa ser usado em água quente, pode ser dispersado e aplicado em água gelada, o que promove mais economia de energia e dinheiro. A solubilidade do ozônio em água é maior em graus menores de temperatura, o que aumenta ainda mais o seu poder de desinfeção e sanitização.
Processo do cip com ozônio:
Benefícios do ozônio no processo de CIP são:
O CIP pode ser utilizado em tanques, tanques assépticos, trocadores de calor, tubulações e tanque de armazenamento e máquinas de enchimento. Para mais informações entre em contato.